2015/09/07

AMD Radeon R9 Nano é uma topo-de-gama em formato miniatura

Conciliar o desejo da melhor potência gráfica disponível no momento com as dimensões compactas de um sistema mini-ITX tem sido uma tarefa impossível de realizar. Mas agora a AMD apresenta uma solução, com a sua nova Radeon R9 Nano: uma placa que não deixa que o seu tamanho diminuto interfira com as suas prestações.

As novas Radeon R9 e R9 Fury são placas topo de gama que oferecem elevado desempenho, e temia-se que a sua versão em tamanho reduzido viesse acompanhada pela habitual castração das suas potencialidades. Mas felizmente não é o caso; aliás, acaba por ser o contrário: a AMD está a usar os seus melhores chips para as R9 Nano (os que conseguem atingir o desempenho máximo com um consumo mínimo).

Quer isto dizer que a Nano tem características idênticas às da R9 Fury, superiores às da R9 "normal", sendo a única diferença a ligeira redução do clock, de 1050Mhz para 1000Mhz, e a limitação do consumo de potência de 275W para 175W. Será unicamente devido a este último ponto que a placa irá ficar limitada (em situações que o GPU precisasse de mais potência, será obrigado a abrandar por não estar disponível), mas ainda assim espera-se que a placa seja capaz de atingir os 85-90% das prestações de uma R9 Fury de tamanho grande; o que será ilustrativo das suas potencialidades.

Infelizmente o seu preço não é proporcional ao seu tamanho, e esta R9 Nano terá um preço idêntico ao da R9 Fury. Mas, para quem quiser uma placa de topo de gama em formato Mini-ITX, deixa de se poder queixar de que não existe nada disponível.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)