2015/09/07

Android M mostra a tua localização quando fazes chamadas de emergência


O Android M está a chegar, e com ele centenas de pequenos melhoramentos e novidades, entre os quais se encontra a capacidade de mostrar a nossa localização quando se faz uma chamada de emergência.

Ninguém espera passar por uma situação em que seja obrigado a ligar para os serviços de emergência, mas quando tal acontece será vantajoso ter toda a ajuda possível. Um dos elementos mais críticos é informar o serviço do local em que se está, o que nem sempre é fácil, especialmente para quem ligar pouco aos nomes das ruas (como eu). Sim, é certo que tendo um smartphone se pode dar um salto ao Google Maps para ver onde estamos... mas normalmente quando se liga para o 112, pode não se estar com a frieza necessária para nos lembrarmos disso. Com o Android M, o Google quer resolver esse problema...

Vários utilizadores do Android M Developer Preview têm relatado que, ao ligarem para números de emergência, o seu dispositivo apresenta automaticamente o mapa da sua localização, facilitando o fornecimento dessa informação ao operador.

Ora, não será recomendado que liguem para o 112 só para ver se a coisa funciona (são coisas com que não se brinca) pelo que teremos que esperar por uma validação para saber se esta funcionalidade também funcionará no nosso país. No entanto, há relatos de que está a funcionar em países tão diferentes como os EUA (911) e o Paquistão (115), o que faz com que seja bem provável que também funcione com o 112 Europeu.


O Android M deverá ser lançado oficialmente no final do mês, aquando da apresentação dos novos Nexus (os rumores apontam para 29 de Setembro).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)