2015/09/12
Campanha do Kickstarter condenada a indemnizar os apoiantes
As campanhas de crowdfunding têm tido inúmeros projectos bem sucedidos, mas há também aqueles que não o são. Pela primeira vez, um tribunal norte.americano condenou uma dessas campanhas a devolver o dinheiro e a indemnizar os apoiantes.
A campanha para este Asylum não parecia apresentar grande risco, tratando-se apenas de um baralho de cartas com design feito por um artista sérvio. Mas infelizmente, o projecto veio a juntar-se à lista daqueles que se foi arrastando ao longo do tempo sem nunca enviar nada para os apoiantes (a entrega dos produtos estava prometida para Dezembro de 2012!)
Mas enquanto nalguns casos os responsáveis se podem dar por satisfeitos por terem enganado centenas ou milhares de pessoas e amealhado milhares de dólares - neste caso a campanha pretendia atingir os 15 mil dólares e acabou por chegar aos 25 mil - desta vez as coisas acabariam por se resolver a favor dos apoiantes. É que o Tribunal de Washinton foi posto ao barulho, e condenou o responsável pela campanha a pagar a cada um dos 31 queixosos o valor de $668 (nada mau se apenas tivessem pago os $9 pedidos na campanha por um baralho), a que se somam mais 31 mil dólares por violação das leis de protecção dos consumidores ($1000 por cada queixoso), e ainda mais 23 mil dólares para despesas do tribunal. Ou seja, o "lucro" dos 25 mil dólares da campanha já se tornou numa despesa de mais de 54 mil dólares...
O procurador geral deste estado norte-americano não deixou passar a oportunidade para frisar que é inadmissível usarem-se as campanhas de crowdfunding para enganar os consumidores, e de que todos os que angariem dinheiro do público e não cumpram com o prometido, terão igual tratamento - incentivando também que todos os consumidores noutros estados recorram aos seus respectivos procuradores gerais para se queixarem de situações idênticas.
Agora só falta que deste lado do Atlântico também comecem a surgir uns casos destes, para que todos os que olhem para as campanhas de crowdfunding como forma fácil de ganhar dinheiro comecem a pensar duas vezes antes de avançar com campanhas fraudulentas!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)