2015/09/05

Envia o teu nome para Marte na missão InSight


pseudo-missões a Marte que não passam de um sonho irrealista (para não lhes chamar fraude), mas a NASA dá-te a oportunidade de ires até lá. Ou melhor dizendo, de enviares o teu nome, na missão InSight que irá explorar um pouco mais do planeta vermelho que tanto nos fascina.

A missão InSight (Interior Exploration using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport) pretende colocar uma sonda na superfície marciana, que se irá dedicar a estudar o seu processo de formação e todo o tipo de informação geofísica, procurando dar mais dados sobre o processo de formação dos planetas rochosos no nosso sistema solar (incluindo a Terra.) Ao contrário de todas as sondas e rovers já enviados, que se têm dedicado a explorar a sua superfície, a InSight irá centrar-se naquilo que não é visível e se esconde muito mais abaixo. E como Marte é muito menos activa geologicamente (não tem placas tectónicas, por exemplo), os cientistas esperam encontrar um registo completo de todo o seu processo de formação.

A InSight tem lançamento agendado para Março de 2016, chegando a Marte no final de Setembro, e com tempo de missão previsto de 728 dias. Os primeiros dados enviados para a terra são esperados durante Outubro, e ao longo da sua missão esperam-se recolher mais de 29Gb de dados, que serão disponibilizados publicamente num prazo que variará entre 2 semanas e um máximo de 3 meses.
Fact Sheet


Mas, voltando ao tema que deu origem a tudo isto... A NASA dá-te a possibilidade de veres o teu nome transportado até Marte a bordo da InSight.


Não será tão emocionante quanto dar o primeiro passo em Marte mas, como já dizia uma certa pessoa: "É um pequeno passo..." nesse sentido. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)