2015/09/02

Google, Amazon, Netflix, Microsoft, Intel e outros reúnem-se para criar codecs gratuitos

O Inferno não congelou, mas a Amazon, Cisco, Google, Intel Corporation, Microsoft, Mozilla e Netflix surpreenderam tudo e todos ao anunciaram a criação da Alliance for Open Media, que irá desenvolver os codecs para os formatos do futuro... e gratuitos.

Os codecs são um elemento crítico e que tem estado no centro de inúmeras disputas (bastará relembrar todo o tempo desperdiçado a tentar chegar a acordo sobre qual deveria ser o formato standard para o vídeo HTML5, mas onde todos tinham opiniões divergentes, não se chegando a qualquer consenso.) Formatos como o MPEG, com o seu H264, são considerados "standard", mas são formatos que estão sempre dependentes do pagamento de licenças e condições de utilização a que nenhuma empresa se quer sujeitar.

O Google e outros têm trabalhado nas suas próprias alternativas (como o VP9 e VP10), mas está mais que visto que nenhum formato de uma qualquer empresa em particular será capaz de convencer o mercado e tornar-se num standard popular. Daí que esta Alliance for Open Media seja um excelente passo no bom sentido, combinando esforços para criarem codecs abertos e livres de licenciamentos, e que tirem proveito de todo o conhecimento que já foi adquirido no desenvolvimento dos formatos já criados.

Com um grupo de empresas como estas, seria um erro não as levar a sério, e só é pena não vermos a Apple fazer parte do grupo, pois então seria mesmo um "pleno". Resta agora saber quanto tempo se terá que esperar até que esta aliança comece a dar frutos; mas tendo em conta que com a chegada dos formatos Ultra HD 4K, HDR, etc. nenhuma delas se pode dar ao luxo de atrasar as coisas, sob pena do mercado adoptar algo como o H265 (MPEG) que já faz autênticos milagres, conseguindo comprimir vídeo HD que normalmente ocuparia 1GB para tamanho de 300-400MB sem qualquer perda aparente de qualidade (facilmente se pode imaginar as poupanças que isto terá a nível de streaming de conteúdos para milhões de utilizadores.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)