2015/09/01

KeyRaider rouba contas Apple de iPhones com jailbreak e pode bloqueá-los


Foi detectado uma nova família de malware que parece já ter infectado mais de 220 mil utilizadores que fizeram jailbreak aos seus iPhones, permitindo o roubo das suas contas da Apple e até o seu bloqueio remoto dos iPhones, exigindo o pagamento de um resgate para os desbloquearem.

Este malware KeyRaider parece estar a afectar principalmente utilizadores chineses (embora já haja relatos noutros países), roubando os dados das suas contas da Apple, e parecendo estar associado a dois "tweaks" populares da Cydia, que permitem descarregar conteúdos pagos na App Store sem pagar. Ou seja, estes "tweaks" estão afinal a usar os dados das contas roubadas pelo malware, para fazerem compras fradulentas em seu nome.

Como se isto não fosse já suficientemente grave, o malware tem ainda a capacidade de remover as opções de desbloquear o ecrã, deixando os utilizadores infectados sem acesso ao seu iPhone - a não ser que paguem o resgate seguindo as instruções apresentadas no ecrã.

Embora haja mil e uma razões legítimas para que se possa querer fazer jailbreak ao um equipamento iOS, este caso vem relembrar que isso vem também acompanhado de riscos adicionais. Ao abrirem o sistema para permitir a execução de código não oficial, na expectativa de correrem o software que desejam, abrem também a porta a todo o tipo de software indesejado que possa vir escondido ou disfarçado. Uma situação que não se aplica apenas ao iOS com jailbreak, mas a todo e qualquer sistema em que os utilizadores possibilitem a execução de código com privilégios de administração elevados (por exemplo, num Android com root e a opção para instalar apps de fontes não oficiais.)

Há que estar consciente desses riscos, e ter cuidados redobrados com tudo aquilo que descarregam e executam.

3 comentários:

  1. Não encontro mil e uma razões legitimas para fazer jailbreak. E cada vez menos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há logo uma razão que vale por 1000: poderes correr o software que *tu* bem entenderes; incluindo a capacidade de alterar coisas que de outra forma não poderias (e que podem ser coisas tão simples como esconder da vista todas as apps que Apple nos impinge com o iOS e que não podes remover de outra forma.)

      Eliminar
    2. Não considero isso nenhuma vantagem. E pelo visto antes pelo contrário.

      Eliminar