2015/09/12

MagnifiSense é uma bracelete que faz tracking dos aparelhos que se usa


As braceletes que fazem tracking da nossa actividade física já se tornaram em acessórios comuns. Mas há quem queira criar braceletes com capacidades mais expandidas, como esta Magnifisense que é capaz de detectar que aparelhos eléctricos se está a usar.

Com os trackers de actividade já podemos saber quantos passos demos ao longo do dia, que tempo estivemos parados, que tempo estivemos em actividade física mais intensa, e até saber quantos degraus subimos e qual o nosso ritmo cardíaco ao longo do dia. Que tal se para além disso também fosse possível saber quanto tempo passamos em frente ao computador, em frente à TV, ou a usar outros aparelhos? É isso que este MagnifiSense permite.

Em vez de recorrer a complicados sistemas de comunicação com diferentes aparelhos, o Magnifisense opta por um método bem mais simples: a detecção do ruído electromagnético que os diferentes aparelhos fazem (basicamente, as interferências produzidas pelo seu funcionamento). Uma vez que diferentes aparelhos têm padrões electromagnéticos distintos, é possível criar uma assinatura digital para cada um deles, e posteriormente distingui-los com elevado grau de precisão.

Nos testes já realizados, o aparelho conseguiu distinguir entre coisas como computadores, micro-ondas, batedeiras, escova de dentes eléctrica, automóveis, autocarros, e outros aparelhos. Por agora, o protótipo é uma bracelete bastante volumosa, mas o objectivo é fazer com que isto se torne tão reduzido que passe a poder ser integrado numa bracelete de tracking de actividade ou smartwatch, e assim permitir criar um perfil ainda mais detalhado daquilo que fazemos ao longo do dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)