2015/09/05

Motor iónico na Maker Faire de Lisboa


Vamos-nos aproximando da data da Maker Faire de Lisboa, que marca a estreia no nosso país de uma Maker Faire oficial com toda a dimensão que merece, e por isso é mais que justificado irmos espreitando algumas das coisas que por lá poderemos ver, como o motor iónico do João Duarte.

Os propulsores de iões são usados para propulsão interplanetária nas naves espaciais. O principio de funcionamento é a aceleração de iões utilizando um campo electro-magnético e têm a particularidade não ter partes móveis nem queimarem combustível. O João Duarte criou o seu motor usando peças impressas em 3D, pregos, tubo de cobre e um transformador de 9kV e mostra-nos como é simples trabalhar com princípios de física avançada.

O João Duarte é um engenheiro electrotécnico e um dos fundadores do eLab Hackerspace. É apaixonado por inventar e construir coisas, principalmente quando envolvem electrónica, automação, alta tensão e química. Em 2014 esteve presente na Mini Maker Faire com a sua electrizante Tesla Coil.

A Maker Faire de Lisboa realiza-se de 18 a 20 de Setembro, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, e tem entrada gratuita (mediante registo).

3 comentários:

  1. Isto tem alguma coisa a ver com o bastante falado EM-Drive?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais ou menos. EM Drive é propulsão electromagnética, existem vários tipos e classes de propulsão espacial. Os propulsores iónicos podem ser estáticos ou electromagnéticos. Mas este é um propulsor estático.

      Eliminar
    2. Obrigado pelo esclarecimento João. :)

      Eliminar