2015/09/01

Porto e Gaia totalmente em 3D no Google Maps


Boas notícias para todos os qie quiserem visitar virtualmente o Porto ou Gaia. O Google já conta com o Porto e Gaia inteiramente em 3D no Google Maps e Google Earth.

O Google Maps e Google Earth são ferramentas indispensáveis para todos os que gostam de passear pelo mundo sem sair de casa (e também para os que gostam de sair de casa, antes de saírem de casa) e agora podem ficar com uma melhor noção do que os espera graças a este modo de visualização 3D.

A vista em 3D já estava disponível para várias cidades, mas agora passa a contar também com o Porto, Gaia, (e provavelmente muitas outras cidades portuguesas, pelo que - é bem provável que também já por lá encontrem a vossa casa em 3D, se ainda não era o caso).

Para verem as imagens em 3D no Google Maps, têm apenas que seleccionar o modo de visão Earth view - sendo que para isso necessitam de um computador/browser que permita a apresentação do modo 3D (senão terão uma mensagem na parte inferior da janela a dizer que a "3D earth view not available). Depois, podem facilmente rodar e ver o mapa 3D da forma que desejarem, e ficando com uma melhor percepção do relevo do terreno e dos edifícios existentes.


Obrigado ao Bruno Quelhas pela dica.

6 comentários:

  1. Está engraçado, quase se consegue ir fazer umas fotos virtuais (de drone virtual) com paisagem e vistas ineditas :)

    ResponderEliminar
  2. Só falta adicionarem a possibilidade de rodar a fonte de luz (o Sol) e claro respectivas sombras, mas para isso seria necessário apanharem imagens a varias horas do dia ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podiam fazer isso virtualmente (têm a elevação 3D do terreno e prédios). :)

      Aliás, penso que já o fazem nalguns serviços associados ao Google Maps ou Google Earth (tenho ideia de já ter visto isso em qualquer lado.)

      Eliminar
    2. Mas as cores das paredes à sombra pode estar muito influenciada para o lado do preto, que deve ser dificil compensar na simulação.

      Eliminar
  3. Tá porreiro mas fica ainda melhor se visto com os óculos de realidade virtual (DK2). Se tiverem podem usar essa aplicação http://stv.re/google-street-view/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto (acho que é o Google Earth para Android no Cardboard) a correr no novo Sony Xperia Z5 Premium (ecrã 4k) deve ser um show ;)

      Eliminar