2015/09/02

Sensores SmartThinQ da LG querem dar inteligência aos electrodomésticos "burros"

O mundo vai evoluindo no sentido de todos os aparelhos ganharem inteligência, mas logicamente que isso não irá acontecer de um dia para o outro, nem todos estarão dispostos a trocar aquilo que funciona bem. Os SmartThinQ da LG são pequenos sensores que pretendem dar alguma inteligência aos dispositivos burro, facilitando o processo de transição.

Por muito que alguém se sinta atraído por um novo frigorífico que até pode estar ligado à internet, ou uma máquina de lavar que nos envia uma notificação se tiver alguma avaria, dificilmente irá fazer esse investimento se os electrodomésticos que já tiver continuarem a funcionar bem e sem indicações de que deixarão de o fazer durante muitos mais anos.

Estes SmartThinQ da LG são uns pequenos sensores circulares que podem ser associados a diversos electrodomésticos, contando com sensores de movimento e temperatura para permitir ler o seu estado e comunicar com uma app. Por exemplo, quando colocados na porta de uma máquina de lavar, o sensor consegue detectar quando a porta é aberta e fechada, e também quando um ciclo de lavagem começa e termina, podendo notificar o utilizador desses evento. Quando colocado na porta do frigorífico, pode também manter um registo de quantas vezes a porta foi aberta, ou até enviar alertas de quando a validade de um produto estiver prestes a expirar (embora a LG não especifique como é que o sensor sabe isso - provavelmente necessitará da introdução manual da data quando se está a reabastecer o frigorífico).

Para além disso, podemos também associá-lo a um ar condicionado ou outros aparelhos, com a vantagem adicional de aqui podermos usar a app SmartThinQ para os controlar remotamente a partir dos nosso smartphones.

Poderá ser uma forma interessante de ir fazendo a transição para as casas inteligentes sem um grande investimento... mas para isso será necessário que estes sensores tenham um preço verdadeiramente económico. Esperemos que a LG não desaponte.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)