2015/09/10

Smartphones e tablets com 6GB de RAM a caminho


Não chega imaginar ou desejar algo para que se torne realidade; é preciso que existam os componentes que o permitam fazer, como estes novos módulos de memória da Samsung de 12Gb, que permitirão ampliar a capacidade de memória nos equipamentos móveis.



A Samsung já começou a produção dos seus módulos RAM de 12Gb LPDDR4, que melhoram em 50% a capacidade de memória face aos chips actuais (de 8Gb).  Mas... como é que 12Gb se transformam em 6GB?

Os chips têm a sua capacidade designada em "gigabits" (Gb), o que nos obriga a dividir por 8 para obter a sua capacidade em "gigabytes" (GB). Ou seja, este novo chip tem 1.5GB de RAM, e usando-se quatro num dispositivo, como acontece nos (poucos) modelos que actualmente oferecem 4GB de RAM, passamos a poder ter smartphones e tablets com 6GB de memória. Uma capacidade que já começa a superar a memória que temos em grande parte dos computadores "comuns".

Para além disso, estes chips são também 30% mais rápidos que os chips anteriores, e permitem popularizar dispositivos com 3GB de RAM, que assim passam a necessitar de apenas dois destes módulos em vez de três dos antigos.

Depois do que se passou nos ecrãs, em que temos grande parte dos tablets (e até smartphones) com resoluções que superam as que temos nos portáteis; parece que o mesmo está prestes a acontecer com a memória. Mais um pequeno passo para que os dispositivos móveis acumulem ainda mais funções que tradicionalmente eram cumpridas pelos computadores tradicionais?

4 comentários:

  1. Antigamente as memorias eram multipls de 2, nao sei porque agora com os smartphones usam multiplos de 3...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 6 é um multiplo de 2. ;P

      Se te referes a potências de 2, isso sim, era o costume... mas também se guia pela mesma regra: aquilo que os fabricantes de componentes fazem.

      E nem sempre a regra dos 2x de se mantém. A minha máquina principal (um já velhinho Core i7 970 de 2010 ou coisa, tem ram triple channel, logo... múltiplos de 3. :)

      Eliminar
  2. Os fabricantes de peças obviamente que querem vender os seus produtos, mas pergunto, atualmente existe necessidade de ter tanta RAM em um equipamento? Na minha opinião a resposta seria não!

    Ora, se a ideia de tornar um smarphone em um portatil realmente movel teriam que adaptar as ideias já mostradas pela Canonical e pela Microsoft na conversão dos sistemas.

    Se eu chegar a casa, ligar o telemovel com os meus dotados 6GB de RAM a uma dock com monitor, telcado, rato, disco externo, colunas, impressora ligado e ele se transformar em um "desktop" sim, ja faria algum sentido ter essa RAM no equipamento, caso contrario continuo a ter a mesma opinião que os ecrãs 4K nos equipamentos moveis que não faz sentido nenhum. Mas... é apenas a minha opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre uma relação complicada. Por exemplo, podemos ver a situação pelo ângulo inverso: que novas aplicações se tornarão possíveis por se ter esta quantidade de RAM?
      A mim não me choca nada que se tenha mais RAM... o que me choca é quando os developers acham que isso serve de desculpa para que possam fazer as coisas mal feitas (do estilo, ah... está lento, não faz mal, no próximo ano os CPUs são mais rápidos e já resolve.)

      Eliminar