2015/10/08

Amazon Snowball é uma mala que acelera o envio de 50TB para a cloud


A cloud vai sendo a solução mais atractiva para inúmeros serviços, evitando as chatices de ter que gerir sistemas de armazenamento e processamento locais; e agora a Amazon facilita ainda mais o envio de grandes quantidades de informação para lá, com a sua mala Snowball.

A Amazon Snowball é uma mala de construção robusta, concebida para ser enviada por transportadora sem necessidade de embalagens ou protecção adicional, e que tem capacidade para 50TB de dados, que assim podem ser enviados directamente para a Amazon para um "upload" mais rápido.

Na verdade, acaba por ser uma evolução de uma modalidade já existente, que permite que os clientes enviem discos rígidos directamente para a Amazon, mas que assim uniformiza o processo de transferência de dados e evita as preocupações com o correcto acomodamento dos discos para o envio. Importa relembrar que mesmo numa altura em que temos internet "de alta velocidade", fazer o upload de 50TB de dados, mesmo a uma velocidade de 500Mbps, seria coisa para demorar mais de uma semana!

Assim, basta requisitarem uma Snowball à Amazon (e pagar $200 mais os custos de envio), ligarem a caixa à rede local, transferirem para lá os dados usando a sua ligação a 10Gbps - com os dados a serem encriptados, obviamente - e ficarão imediatamente disponíveis assim que a mala chegar à Amazon.

... Será que a Amazon se importaria se requisitássemos uma destas malas, mas depois ficássemos com ela e a transformássemos num NAS? 50TB por $200 com porta de 10Gbps parece-me um preço imbatível! :)

1 comentário:

  1. Deve ter algum tipo de protecção para só permitir escrita e não deixar ler o conteúdo.

    ResponderEliminar