2015/10/06

Tuga.io perde addon para o Kodi


O desaparecimento do wareztuga fez surgir vários projectos, e o Tuga.io foi um dos que depressa ganhou maior protagonismo. Mas estes projectos raramente são pacíficos, e agora surgem complicações que ditam o fim do addon do Tuga.io para o Kodi.

O Kodi (ex-XBMC) é um dos mais populares softwares de media-center, e para isso contribui a existência de milhares de add-ons que lhe dão capacidades acrescidas, como era o caso do add-on que permitia o acesso directo aos conteúdos do Tuga.io.

O seu criador não tinha nenhuma relação directa com os responsáveis pelo Tuga.io; e conta que o motivo deste abandono do add-on está relacionado com a falta de "tempo e paciência" para lidar com as frequentes alterações que o site fazia com vista a impedir o acesso via este add-on, e que agora culmina com a obrigatoriedade de registo no site para se poderem ver os seus conteúdos, contrariando a "promessa" inicial de que os conteúdos do site seriam visíveis para todos os utilizadores sem necessitar de registo. De qualquer forma, o criador deste add-on disponibiliza o código a todos os que pretenderem continuar com o projecto, oferecendo também a sua ajuda para quem dela necessitar.

Como sempre, sites que disponibilizam conteúdos "pirata" serão sempre alvo de perseguição e pressões, mas também se sabe que sempre que algum desaparece ou não agrada aos utilizadores, não faltam alternativas.


7 comentários:

  1. Fica é a faltar (para já) o addon para o tugaflix no kodi... :/

    ResponderEliminar
  2. Ups... aparentemente nem agora nem nunca... basta olhar para o ponto numero 5 da lista abaixo que diz o seguinte: "Não vamos criar nenhum addon para Kodi." :(

    https://www.facebook.com/tugaflixcom/photos/a.872644626148043.1073741828.851367951609044/888183201260852/

    ResponderEliminar
  3. Alguém me consegue explicar a razão pela qual os sites nacionais não querem ter nada a ver com o kodi sendo um dos programas mais usados para esse fim? :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço o site em questão, mas normalmente este tipo de sites também quer ganhar algo seja com visitas seja com publicidade. Encontras a tua resposta nestas duas linhas.

      Outra coisa, há muitos addons de terceiros e esses nada têm haver com o Kodi nem são suportados oficialmente pelos seus developers.

      Eliminar
    2. É o mesmo princípio dos agregadores de feeds: não geram tráfego para o site, logo este deixam de ganhar com publicidade. Porque ninguém se engane, não há almoços grátis. Do PB a este novo Tuga.io, trazer conteúdo "gratuito" sempre foi um objectivo secundário dos donos dos sites. O objectivo primário é ganhar dinheiro em cima do conteúdo dos outros. Mas enquanto houver demanda haverá oferta.

      Eliminar
    3. Vou colocar aqui a mesma resposta que dei no facebook:

      O meu problema na verdade é só um... ou seja... o que me revolta um bocado nesta coisa da malta da pirataria é a falta de ética que principalmente os nossos piratas apresentam... pois neste mundo haverão sempre 2 tipos de piratas... os que acreditam que o acesso livre à cultura devia ser incentivado (seja através da partilha de audio... video... ebooks... whatever)... e fazem de tudo por difundir a mesma no maior numero de plataformas possíveis (criando sistemas de compensação para gerar dinheiro suficiente para manter os serviços em cima e fazer melhorias nos mesmos sempre que possível... mas mantendo acima de tudo o idealismo).... e depois haverá sempre aqueles que só querem fazer dinheiro e pronto... e estes últimos... well... esses são os que estragam um bocadinho as coisas para o resto da malta... porque fortalecem os argumentos das agências anti-pirataria que andam para ai a processar tudo o que podem... como se isso fosse a solução (que não é... nem pouco mais ou menos)... tipo... porque é que esta malta não aceita que haverá sempre quem utilizará o seu serviço somente e apenas via web browser... e aceite mamar com ads... outros que farão o mesmo mas recorrendo a ad blockers... e outros que... por uma razão ou outra não têm sequer essa alternativa... qual é o problema de criar um sistema de doações no addon do kodi? é isso que eu não percebo... e que me deixa "preocupado"... não é a falta de alternativas lá fora... é a falta de ética cá dentro... :/

      Eliminar
  4. Vou continuar a usar o Genesis então. Que se lixe o Tuga.io

    ResponderEliminar