2018/03/18

Alexa "Brief Mode" troca confirmações vocais por sinal sonoro


A Amazon reconheceu que nem todos os utilizadores têm paciência para ouvir a Alexa responder a todos os comandos que dão, e implementou um novo "brief mode" que literalmente lhe tira "o pio".

Dar comandos de voz à Alexa é algo bastante prático em inúmeras situações, e muitas vezes esperamos que ela nos responda usando a voz. Por outro lado, há muitos outros casos em que se está a dar um comando como "ligar isto" ou "apagar aquilo", e para o qual se dispensaria o "okay" com que ela responde a todos os comandos que fazemos - algo que pode parecer completamente inócuo mas que pode começar a tornar-se irritante ao fim de dias, semanas, meses de utilização.

Felizmente, a Amazon disponibiliza agora um novo "Brief Mode" nas definições de voz da Alexa.


Com este modo activado, a Alexa tentará minimizar as respostas por voz sempre que possível, fazendo com que no caso de comandos simples como os de ligar ou desligar luzes, a confirmação vocal seja substituída por um curto sinal sonoro, que poderá ser mais apaziguador para quem já estiver "farto" de ouvir o seu assistente digital a responder-lhe a tudo.

... Acho que para ser equilibrado, a par deste "brief mode" bem que poderiam ter implementado um "eloquent mode" em que as respostas fossem bastante mais elaboradas... para aquelas pessoas no campo oposto, que gostariam de ter o seu assistente digital a falar mais. Em resposta a um comando de acender uma lâmpada a resposta poderia ser "okay, tomei a liberdade de acender a lâmpada na sala de estar, onde neste momento estão 22ºC e também está o televisor ligado; em que posso ajudar mais?" :)


1 comentário: