2018/03/10

DynaFlash v2 projecta realidade aumentada a 947fps


Os sistemas de projection mapping são impressionantes, e mais impressionantes se tornam quando são capazes de projectar imagens sobre objectos ou pessoas em movimento. E entre esses, temos este DynaFlash v2 que leva a técnica ao limite com o tracking e projecção a 947fps.

Já temos visto vários sistemas capazes de projectar imagens sobre coisas em movimento, e nestes casos o problema é sempre o mesmo: mesmo se utilizarmos câmaras para seguir o movimento a 60 fps, e um projector também a 60fps, estaremos a falar de um "lag" mínimo de pelo menos 33ms (ao qual se terá que somar o tempo do processamento para o reconhecimento dos objectos, e depois o rendering da imagem final, que poderá representar mais umas dezenas de milissegundos).

O efeito prático deste atraso é que o sistema projectará as imagens com um atraso que será perceptível em situações de movimento mais rápido... coisa que fica resolvida ao seu utilizarem câmaras e projectores de alta-velocidade. Por exemplo, a 1000fps, o tal lag mínimo passa a ser de 2ms (1ms para captar a imagem, 1ms para projectar a imagem final), fazendo com que, mesmo que se percam 10ms no processamento, ainda assim conseguiremos estar a fazer projection mapping dinâmico e interactivo a mais de 80fps efectivos, parecendo que as imagens projectadas estejam "coladas" nos locais certos.

Este não é o primeiro caso que utiliza câmaras e projectores de 1000fps para criar projecções e efeitos ultra-realistas, mas não é por isso que deixa de ser impressionante...


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)