2018/03/17

Google e LG têm ecrã AMOLED de 1443 ppi a 120Hz para VR


Lidar com imagens pixelizadas nos óculos VR poderá tornar-se uma coisas do passado já na próxima geração de produtos da Google que recorrem a este novo ecrã AMOLED da LG criado especificamente para aplicações VR.

O ecrã de 4.3" com 18MP está a ser anunciado como sendo o de mais alta resolução e densidade para um ecrã "OLED-on-glass", sendo que os seus 1443 ppi representam um avanço significativo face aos ecrãs actuais usados em óculos VR, que se têm ficado pelos 600 ppi - sendo que os 120Hz serão também um factor de peso para garantir uma experiência livre de enjoos e desfasamentos.

Para lidar com esta resolução e frequência acrescida foi necessário criar circuitos de controlo novos especificamente para o efeito; e que também tira partido do sistema em que a informação é enviada com mais detalhe apenas para a área que o utilizador está a olhar, reduzindo a qualidade nas restantes zonas. No entanto, nada é dito quanto ao sistema de eye tracking que será necessário ter para implementar esta técnica.

Saberemos mais em Maio, quando a Google e LG apresentarem estes ecrãs no SID 2018... mas uma vez mais relembrando-nos que será apenas uma questão de tempo até que se tenham óculos VR capazes de criar imagens com uma fidelidade que será indistinguível da real! (E as novidades não se vão ficar por aqui, já que para este SID 2018 há muitas outras apresentações, de ecrãs lightfield, micro-displays, sistemas de duplicação da resolução, etc. etc.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)