2018/03/11

Máquina resolve cubo de Rubik em 0.38s


Se é impressionante ver os recordistas humanos a resolver o cubo de Rubik em poucos segundos, mais uma vez temos que entregar o prémio às máquinas, sendo que agora há um sistema capaz de resolver o cubo em apenas 0.38 segundos.

Criado por Ben Katz e Jared Di Carlo, esta máquina capaz de resolver o cubo de Rubik "enquanto se esfrega um olho" usa 6 motores ligados directamente às faces do cubo, acompanhado por 2 câmaras Playstation Eye a funcionarem a 150fps para captarem as imagens iniciais do cubo mais rapidamente possível.

O tempo de 0.38 segundos refere-se ao tempo total, desde que se pressiona numa tecla para iniciar o processo, ao tempo em que o cubo fica concluído - deste, 335ms são referentes aos movimentos, com os restantes 45ms a serem gastos pela aquisição das imagens e o processamento feito para resolver o cubo e optimizar a sua solução para o mínimo de movimentos possíveis (que será entre 19 e 23 movimentos).

Embora a dupla diga já ter ficado satisfeita com os resultados (e também farta com o tempo que gastaram a afinar isto), referem que há espaço para obter um resultado ainda melhor. Este tempo foi para uma solução de 21 movimentos, pelo que uma solução que pudesse ser feita em 19 movimentos permitiria poupar cerca de 30ms; e o próprio movimento de rotação das faces poderia ser feita também de forma mais rápida.

... Fica o desafio lançado. :)



Mas para que não se pense que o caminho para o sucesso está livre de dificuldades... até lá chegarem também tiveram que lidar com cubos a serem desfeitos por esta máquina super rápida. :)

2 comentários:

  1. Curiosamente (e antes de ver o segundo vídeo) fiquei com a sensação de que estariam a usar um cubo feito de metal ou algo do género que auxiliasse a manter a coisa mais precisa, mas depois o segundo vídeo deixou-me mais surpreendido, pois assim é caso para dizer que tiveram mesmo que afinar muito a máquina para que conseguisse lidar com o comportamento do plástico...

    Ou isso, ou tiveram que colocar algum tipo de lubrificação nas peças para que deslizassem mais suavemente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo contrário (eles falam nisso) tiveram que apertar o cubo de modo a ficar bem mais preso do que seria "confortável" para manuseamento manual.

      Eliminar