2018/03/14

Markup facilita edição rápida de imagens no Android P


O Android tem um sistema nativo para edição das capturas de ecrã, mas este é algo limitado quando comparado com as opções que algumas marcas disponibilizam - sendo algo que deverá ser corrigido com o próximo Android P.

A captura de ecrã é uma das funções mais utilizadas num smartphone, permitindo rapidamente partilhar textos e imagens com amigos (ou com o mundo)... mas muitas vezes sendo necessário fazer alguns retoques à imagem.

Comparando-se as opções actuais, como a edição num BQ Aquaris X Pro (imagem à esquerda) que corre uma versão do Android quase sem alterações com a de um Mate 10 Pro (à direita) com EMUI 8; vê-se que a implementação da Huawei é bastante mais completa, indo bem para além da simples aplicação de efeitos ou ajustes globais à imagem.


No Huawei podemos escrever sobre a imagem, adicionar "autocolantes", substituir cores, e muito mais. E... embora isso possam ser opções a mais para uma ferramenta de edição rápida, no mínimo obrigará a pensar que talvez faça sentido ampliar um pouco as funcionalidades da app nativa do Android.

E assim será, com o Markup - a nova ferramenta para edição de imagens no Android P.



O Android P versão preview já pode ser utilizada nos smartphones da Google, o que dá origem a algumas descobertas interessantes, como é o caso deste Markup, uma app para edição de imagens que facilitará a edição rápida de capturas de ecrã (e não só) quando apenas se deseja fazer alguns rabiscos por cima ou cortar a imagem para mostrar apenas a parte de interesse.

Caso pretendam experimentá-la desde já, podem instalar a mesma, bastando efectuar o download deste Markup directamente. Em termos de funcionalidades, podem contar com o redimensionamento da imagem (mas sem opção de rodar) e com uma caneta e marcador com várias cores. Existem ainda dois botões, para desfazer a acção anterior ou restaurar a mesma.

As novas opções que encontramos no Markup são interessantes, mas faltam ainda as funcionalidades que o Android já disponibiliza actualmente, pelo que se espera que estas sejam adicionadas à app antes do lançamento da versão final, que só deverá chegar em Agosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)