2018/03/11

Marvel "Create Your Own" facilita a criação de comics por quem não sabe desenhar


Já vos passou pela cabeça que poderiam ser excelentes criadores de comics... se não fosse pelo pequeno detalhe de não terem jeito para desenhar? A Marvel dá uma ajuda com o seu "Create Your Own", uma ferramenta online que permite criar a banda desenhada dos nossos sonhos.

O Create Your Own da Marvel ainda está em fase beta de pré-lançamento (e ainda bem, pois ainda há bastantes arestas por limar), mas a ideia está interessante. Com poucos cliques podemos escolher personagens, as poses, escrever os diálogos, adicionar outros elementos visuais, escolher o layout das páginas, enfim... praticamente tudo o que se desejar fazer, sem a necessidade de se ter que traçar uma linha que seja com a própria mão. No entanto há alguns aspectos que se revelam um pouco problemáticos...

Em primeiro lugar, o conjunto de super-heróis disponíveis gratuitamente é extremamente limitado, sendo que todos os outros obrigarão a que se pague $2.99... por cada um deles!


O segundo aspecto é ainda mais problemático, pois a Marvel reserva para o si o direito sobre todas as histórias criadas neste Create Your Own. Ou seja, a Marvel quer que os utilizadores paguem para poderem criar histórias... que depois poderá usar como muito bem entender, sem qualquer compensação para o criador da mesma.

Este último ponto será aquele que me parece que impedirá esta ferramenta de ter qualquer hipótese de sucesso (para além de servir para criar algumas imagens rápidas de brincadeira)... É pena, se não quisessem ser tão gananciosos até imagino que poderiam surgir por lá coisas surpreendentes que até poderiam mesmo merecer que a Marvel contactasse os criadores para negociar com eles e aproveitar as suas ideias...


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)