2018/03/19

Pixel XL com Android 8.1 tenta recarregar-se depressa demais


Quem tiver um Pixel XL com Android 8.1 deverá ter cuidado redobrado ao recarregá-lo, pois um bug está a fazer com que alguns smartphone tentem usar uma corrente excessiva que poderá danificar carregadores e a sua bateria.

A Google pode querer acabar com sistemas de carregamento proprietários em favor do Power Delivery do USB-C, mas parece que nem ela consegue evitar alguns bugs relacionados com o carregamento. Um bug que terá surgido com a actualização do Android 8.1 para o Pixel XL está a fazer com que este smartphone, embora configure o carregador para fornecer 18W (9V/2A) depois tenta "puxar" 25W (9V/2.8A).

É uma carga excessiva que poderia danificar a bateria e o próprio carregador, e que relembra a importância de usar carregadores de qualidade (e também cabos) de modo a poderem lidar com este tipo de situação com a máxima segurança possível. Neste caso, o carregador oficial tem capacidade de detectar esta situação anómala e interrompe o processo de carga antes de serem fornecidas estas potências, fazendo com que o Pixel XL tente novamente negociar a potência de carregamento. Normalmente este processo acontece por 3 ou 4 vezes até que o smartphone "acerte" na potência a utilizar.

No Android 8.1 os utilizadores podem detectar essa situação ao verem o indicador de carga rápida a aparecer e desaparecer no ecrã; sendo que no mais recente Android P (Preview) se tem um sinal sonoro de quando o carregamento se inicia/interrompe que revela esta situação de forma ainda mais notória. Mas, mais assustador ainda, será pensar que: se isto acontece num smartphone da Google... o que poderá andar a acontecer por aí com outros smartphones e carregadores de outras marcas?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)