2018/03/07

Placas gráficas a preço reduzido invadem o Ebay


Quem passar pelo Ebay irá ficar surpreendido por ver placas gráficas que custam quase 1000 euros a serem vendidas por menos de 100 euros, mas como é habitual nestas coisas "quando algo parece demasiado bom para ser verdade..."

Com as placas gráficas a terem contrariado a habitual tendência de descida de preços devido à sua utilização pelos "mineiros" das criptomoedas, hoje em dia é praticamente impossível encontrar uma placa gráfica de gama média / alta a preços decentes - e quando aparecem rapidamente desaparecem, sendo compradas às dúzias por quem as quer colocar a render (e não para jogar).

Mas um salto ao Ebay durante o dia de hoje apresentava placas gráficas topo de gama, da Nvidia e AMD, a preços ridiculamente baixos: uma GTX 1080 Ti, que normalmente anda pelos 900 euros, estava disponível para compra imediata por valores de 80 e 90 euros! Poderia pensar-se que seria alguma apocalipse iminente das criptomoedas que estivesse a fazer com que muitos dos "mineiros" se quisessem libertar das suas placas gráficas, mas obviamente que algo não batia certo... pois mesmo que o quisessem fazer, não o fariam a estes valores. Ainda por cima, uma leitura mais atenta (para garantir que não se estava a comprar apenas uma caixa vazia) confirmava que se tratava de placas gráficas novas, em caixas seladas.


Além disso, dava-se também o caso destas placas estarem a ser vendidas por vendedores com milhares de vendas feitas e com boa pontuação. Considerando isso e que eram compras protegidas pelo próprio Ebay (e usando-se o PayPal para adicionar nova camada de segurança), não faria muito mal em arriscar - consciente de que "algo não cheirava bem"...

Pois bem, não demorou muito a descobrir o que se passava: minutos mais tarde o Ebay enviou uma mensagem dizendo que a conta do vendedor tinha sido acedida por indivíduos não autorizados, que colocaram o produto em questão ao preço que estava; e que o produto já tinha sido removido e a transacção cancelada. O mais curioso é que isto afectou pelo menos uma dezena de vendedores diferentes, o que indica que tenha sido um ataque concertado - embora fique por explicar como é que eles esperavam lucrar com isto, já que tanto o Ebay como o PayPal iriam garantidamente cancelar os pagamentos...

Mas pronto... confirma-se mais uma vez que não vale a pena ter muitas esperanças quando se vê um negócio "milagroso"...

5 comentários:

  1. Tentaram mudar os perços de mercado com a oferta de mais barato.

    ResponderEliminar
  2. Tambem me aconteceu! Já me devolveram o dinheiro.

    ResponderEliminar
  3. O mundo das criptomoedas está a demonstrar ser uma autêntica caixa de Pandora...

    ResponderEliminar
  4. Ja foi dito mais do que uma vez qual é o principal culpado da inflação das graficas e nada tem a ver com o minning

    ResponderEliminar