2018/03/07

SpaceX lança o 50º Falcon 9


Em menos de uma década a SpaceX foi do voo inaugural do Falcon 9 ao seu 50º lançamento, e marca o aniversário com mais uma missão bem sucedida, lançando um dos maiores e mais pesados satélites que a SpaceX já lançou e que ainda por cima tem como destino uma órbita geoestacionária.

O Hispasat 30W-6 pesa mais de 6 toneladas e um volume idêntico ao de um autocarro, e ficará para a história como fazendo parte de uma lista sempre crescente de lançamentos bem sucedidos da SpaceX e do seu Falcon 9. Mesmo sendo um satélite pesado com destino a uma órbita elevada (em que normalmente a SpaceX descarta os foguetes), a SpaceX ainda considerou recuperar os foguetes, infelizmente as condições meteorológicas não eram propícias para as aterragens nas plataformas flutuante, pelo que isso ficou posto de lado.


O primeiro Falcon 9 foi lançado a 4 de Junho de 2010, e foram necessários menos de 8 anos para chegar a este número, sendo que simultaneamente o Falcon 9 foi ficando mais eficiente e potente (a versão actual tem capacidade para levar uma carga com o dobro do peso da versão original, graças às melhorias que foram sendo feitas ao longo dos anos).  Mas mais inspirador será pensar que o 100º aniversário poderá ser festejado mais depressa do que se imagina, caso a SpaceX consiga manter o ritmo acelerado de lançamentos que tem previsto.

O ano passado a SpaceX fez 18 lançamentos com Falcon 9, o dobro do que tinha feito no ano anterior. Este ano espera-se que sejam feitos 30 (o que representa mais de 2 lançamentos por mês ao longo do ano), e por isso... se nada se intrometer nestes planos, poderemos festejar o 100º lançamento já em 2019.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)