2018/03/20

SSD de 100TB da Nimbus Data vem com escritas "ilimitadas"


A maioria das pessoas conhece os SSDs pelas suas vantagens a nível do desempenho; mas há também outra característica bastante valiosa: a sua densidade de informação que, como este ExaDrive de 100TB da Nimbus Data confirma.

Se quisessem meter o maior disco possível num computador que só tivesse espaço físico para um disco de 3.5", teriam que se contentar com discos de 8 a 12TB (ou um pouco mais, se conseguissem apanhar um dos modelos "raros" destinados a servidores). Com um SSD podemos multiplicar esse número por 100x.

ExaDrive de 100TB da Nimbus Data é um SSD de 3.5" com interface SATA 6Gbps, pelo que pode ser utilizado em qualquer computador onde se queira dar uso a tal capacidade de armazenamento. Outro pormenor interessante é que este SSD chega sem qualquer limitação do número de escritas, anunciando uma garantia de escritas ilimitadas durante um mínimo de 5 anos. Isto porque, mesmo à velocidade máxima de escrita de 500MB/s apenas se consegue escrever 43.2TB de dados por dia... ou seja menos de metade da sua capacidade total.


Como seria de esperar, este SSD está orientado para os data centers, onde a Nimbus Data refere que podem proporcionar vantagens significativas em termos de espaço ocupado e consumo de energia.


Relativamente a um sistema de 100PB, usando-se SSDs de 30TB da Samsung, seriam necessários mais de 3 mil drives ocupando 6 bastidores e gastando 50kW de energia. Com estes ExaDrive de 100TB, isso reduz-se a um único bastidor com 990 drives gastando apenas 16kW.

... Faltou apenas contabilizarem o pequeno "pormenor" de quanto irá custar este SSD de ultra-alta-capacidade, mas saberemos em breve, pois serão postos à venda já este Verão (e também terá uma versão com "apenas" 50TB).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)