2022/10/25

Apple lança iPadOS 16.1, iOS 16.1, watchOS 9.1 e tvOS 16.1

A chegada do iPadOS 16.1 com Stage Manager é acompanhada do iOS 16.1 para os iPhones, watchOS 9.1 para o Apple Watch e tvOS 16.1 para a Apple TV.

O dia é de actualizações para os utilizadores Apple, com a chegada do (muito atrasado) iPadOS 16.1 que vai sujeitar a Apple a uma grande prova de fogo: demonstrar que tal se comporta o Stage Manager nas mãos dos utilizadores finais.

O Stage Manager tem como objectivo simplificar a utilização do multitasking no iPad, mas tem sido fortemente criticado por muitos utilizadores das versões beta, que reclamam de comportamento que está longe de ser consistente. Mas uma vez que está limitado aos iPad Pro mais recentes e ao último iPad Air, restringe automaticamente o universo de utilizadores que terão que lidar com ele. Além disso, o iPad recebe também as demais melhorias que já tinham chegado ao iPhone com o iOS 16, incluindo coisas como cancelar o envio de mensagens iMessage, envio de mensagens agendadas, suporte para o iCloud Shared Photo Library e, imagine-se só: o iPad passa a ter direito à app Weather de meteorologia!

Para o iPhone, o iOS 16.1 traz suporte expandido para o Dynamic Islands, para que mais apps possam integrar-se com o novo sistema, possibilidade de usar o Fitness+ sem ter um Apple Watch, partilha de chaves na Wallet, e suporte para o Matter.

No watchOS 9.1 o destaque vai para o novo sistema de poupança de bateria durante caminhadas e corridas, que reduz a frequência das medições cardíacas e localização GPS para prolongar a autonomia, suporte para Matter, e possibilidade de descarregar músicas via WiFi ou celular com o relógio fora do carregador. E no tvOS 16.1 temos também suporte para o Matter, iCloud Shared Photo Library, Fitness+ sem Apple Watch e novo design para a Siri.

1 comentário:

  1. Falta uma calculadora no iPad sem ter de recorrer a terceiros!

    ResponderEliminar