2022/11/11

Plugable expande Macs M1 e M2 para 4 monitores

Apesar da Apple dizer que os Mac M1 e M2 só suportam um monitor, é possível ligá-los até quatro monitores externos.

Segundo a Apple, os computadores com chips M1 e M2 apenas suportam um monitor externo, com excepção do Mac Mini M1 que suporta dois. Mas, a Plugable encontrou forma de contornar essa limitação, lançando um hub USB-C que promete suportar até quatro monitores externos nestes Macs.

O "truque" está em não depender do chipset dos próprios Macs, mas incluir um controlador gráfico adicional que evita a utilização do Alt Mode do USB-C, que continua a permitir a utilização dos monitores externos tanto em modo "mirror" como em modo de extensão do desktop.
No entanto, há limitações. Embora todo o processo seja feito automaticamente, existe a limitação de usar uma resolução máxima de 1920x1080 a 60 Hz em cada monitor externo, e com uma resolução total máxima equivalente a um ecrã 4K. Isto invalida a utilização de dois hubs simultaneamente para quem esperasse poder ligar até 8 monitores a um só Mac - algo que é possível fazer-se num computador Windows. No entanto, a Plugable alerta desde logo que este hub não é recomendado para aplicações gráficas intensivas (como jogos), sendo mais adequada para a expansão da área de trabalho para apresentação de conteúdos ou replicação do monitor principal.

Refira-se também que não suporta conteúdos com protecção HDCP, o que pode impedir a reprodução da maioria dos serviços de streaming nos monitores externos.

1 comentário:

  1. Estava na ideia que isso já seria possível através de software

    ResponderEliminar