2022/12/10

Como fazer um candeeiro inteligente com interruptor invisível

O projecto de hoje mostra como qualquer pessoa pode criar o seu próprio candeeiro de mesa inteligente, com controlo local ou via app.

Na maioria dos projectos para cria uma "smart lamp", poderia desde logo imaginar-se o recurso a um ESP32, soldaduras, e programação. Mas tal não é verdadeiramente necessário.

Este projecto de uma lâmpada inteligente obrigará a passar mais tempo a tratar de fazer a caixa de madeira, e demonstrando o que se pode fazer recorrendo a componentes existentes. Na prática, este mini-candeeiro limita-se a ser um receptáculo para uma vistosa lâmpada LED de filamento e um módulo Shelly que se encarrega de toda a parte "inteligente", permitindo o seu controlo via app ou integração com outros sistemas de automação. Uma das partes curiosas é a forma como foi implementado o interruptor local, que é activado através da pressão numa das esquinas do cubo (graças a um pequeno switch escondido na parte inferior).


Embora seja um projecto extremamente simples, há que ter as devidas precauções por se tratar de uma peça que será ligada directamente aos 240 V - garantir sempre que está tudo desligado da tomada antes de mexer em qualquer coisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)