2022/12/06

Facebook ameaça remover notícias nos EUA

A Meta repete o procedimento que já usou noutros países, ameaçando remover as notícias do Facebook se os EUA aprovarem legislação que obriga a pagar por isso.

Depois de ter feito ameaças idênticas em países como a Austrália, a Meta volta a agitar a bandeira de ser "obrigada" a remover as notícias nos EUA. À semelhança de legislação que foi aprovada noutros países, a JCPA (Journalism Competition and Preservation Act) visa assegurar uma compensação aos sites noticiosos quando as suas notícias são publicadas ou partilhadas nas redes sociais.

A Meta / Facebook diz que a proposta é injusta e que se esquece do aspecto de que os sites de notícias já beneficiam com a partilha das notícias nas redes sociais, que levam mais visitantes para os seus sites.
A Meta / Facebook não é a única empresa a opor-se à JCPA, havendo mais de duas dezenas de organizações, incluindo a Electronic Frontier Foundation, que também estão contra ela. Sem surpresa, a favor estão praticamente todos os grupos editoriais.

Na Austrália, a ameaça do Facebook parece ter funcionado e obrigou a fazer alguns ajustes. Veremos se nos EUA consegue igual desfecho, ou se se verá mesmo na situação de ter que decidir se está a fazer bluff ou se corta mesmo as notícias.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)