2022/12/30

Produtos da Semana

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Novo Hyundai KAUAI

A Hyundai acaba de revelar o design para a nova geração do seu B-SUV, o Hyundai KAUAI. O modelo vai estar disponível em quatro versões, elétrico (EV), híbrido (HEV), combustão (ICE) e ainda na versão desportiva "N Line", com uma arquitetura universal para todos e um design único para cada um.

O novo Hyundai KAUAI reflete o compromisso da Hyundai com a mobilidade sustentável e uma filosofia de design orientada para a tecnologia, através da expansão das suas ofertas elétricas – com inovações tecnológicas significativas já conhecidas na multipremiada linha IONIQ –, enquanto satisfaz as necessidades de mobilidade dos seus clientes com uma variedade de motorizações. O novo Hyundai KAUAI evoluiu para um SUV maior, mas ainda assim focado na condução em cidade, com um design mais arrojado que transmite uma presença dinâmica e imponente em estrada, e um espaço interior centrado no condutor. Para maximizar o espaço dentro do habitáculo, o novo modelo cresceu e tem agora 4.355 mm de comprimento, sendo assim 150 mm mais longo do que a versão anterior, na sua versão EV. Ganhou 25 mm de largura e 60 mm de comprimento na distância entre eixos, quando comparado com a versão atual, mantendo a sua identidade e design emblemáticos. Ao contrário do que acontece geralmente em automóveis que são disponibilizados com diversas motorizações, no novo Hyundai KAUAI as equipas de design e desenvolvimento começaram por desenvolver a versão EV, adaptando-o depois para as versões ICE, HEV e N Line. Esta abordagem inovadora permitiu à Hyundai desenvolver um conceito de design centrado na tecnologia, para todas as versões do novo Hyundai KAUAI. Apesar de terem uma arquitetura estrutural partilhada, a versão EV, ICE, HEV e N Line têm todas o seu estilo próprio. A nova dianteira do Hyundai KAUAI, distinta e futurista, contribui para o desempenho aerodinâmico suave do modelo. O volume é evidenciado pelos faróis infinitos, que na versão EV são pixelizados, sendo este o primeiro modelo da Hyundai a utilizar esta tecnologia pixelizada, contribuindo, assim, para uma aparência tão diferenciada na versão EV. Apesar da sua aparência futurista, o novo Hyundai KAUAI nunca deixa esquecer que se trata de um SUV. O seu design dinâmico é acentuado com um arrojado revestimento do arco da roda que incorpora faróis dianteiros e traseiros, reforçando a sua aparência robusta.

O novo Hyundai KAUAI está repleto de superfícies paramétricas. O vinco diagonal das laterais liga os frisos laterais ao spoiler, criando um contorno que envolve todo o veículo. A traseira apresenta outro farol infinito, bem como uma lâmpada de travagem integrada no spoiler. Existem variações de design entre as diversas motorizações. O EV tem detalhes gráficos pixelizados na grelha frontal e no para-choques traseiro, também na jante em liga leve de 19 polegadas, e uma linha envolvente com espelhos e tejadilho preto. O ICE e o HEV partilham um design arrojado e robusto do para-choques e um revestimento preto no arco das rodas. A versão N Line está equipada com espelhos e tejadilho pretos, spoiler característico, um design mais agressivo à frente e na traseira, bem como o para-choques que vem reforçar a sua aparência mais desportiva, equipado com jantes em liga leve de 19 polegadas, dupla saída de escape e embaladeiras prateadas. O interior do novo Hyundai KAUAI tem várias características que reforçam a sua praticidade e que proporcionam uma experiência de condução avançada, capaz de corresponder às necessidades do dia a dia. A arquitetura universal deriva da versão EV, enfatizando o interior amplo, versátil e leve tanto para o condutor como para os passageiros. O ecrã duplo de 12,3 polegadas e o tablier transmitem uma sensação vanguardista e acabamento premium. A iluminação ambiente melhora a experiência de condução e a comodidade do condutor. Com a alavanca das mudanças integrada na coluna de direção, o interior do novo Hyundai KAUAI ganhou espaço adicional para os objetos pessoais do condutor na consola central. Os bancos traseiros com um estilo futurista reforçam o design urbano do Hyundai KAUAI. Este espaço oferece uma experiência única com a máxima praticidade, conforto e comodidade. Atrás da segunda fila encontra-se a bagageira com um espaço de carga melhorado.

Nos próximos meses serão revelados mais detalhes sobre o novo Hyundai KAUAI.


LG apresenta eletrodomésticos LG ThinQ UP

A LG Electronics anunciou o lançamento global dos seus eletrodomésticos com capacidade de atualização LG ThinQ UP, incluindo frigoríficos, máquinas de lavar e de secar roupa, fornos e máquinas de lavar roupa. Capazes de se adaptar às necessidades únicas e aos estilos de vida de cada cliente, os equipamentos da LG permitem que os utilizadores desfrutem de novos recursos e funções sem a necessidade de fazer compras adicionais.

Lançada na Coreia do Sul em Janeiro de 2022, a gama LG ThinQ UP começará a ser comercializada internacionalmente a partir de março de 2023 nos EUA, seguindo-se a disponibilidade noutros mercados importantes. Desenvolvidos em torno do conceito centrado no cliente "Evolving with You", os equipamentos LG ThinQ UP podem integrar novos recursos ao longo do seu ciclo de vida – fornecendo mais valor aos utilizadores ao longo do tempo. A LG vai continuar a desenvolver atualizações de software e complementos de hardware de fácil instalação, oferecendo opções específicas e mais conveniência com base nos padrões de utilização e sugestões dos proprietários de equipamentos ThinQ UP. Um dos recursos personalizados disponíveis para download em 2023, o Laundry Saver Mode pode ser aplicado a modelos de máquinas de secar com ThinQ UP. Extremamente útil para aqueles momentos em que não é possível tirar a roupa da máquina de secar imediatamente, o Laundry Saver mantém o tambor a girar após o fim do ciclo (e até que porta da máquina seja aberta) para ajudar a evitar vincos e odores. Outro recurso oferecido é o Improved Nighttime Brightness Control para frigoríficos com ThinQ UP, que faz com que a iluminação interna dos frigoríficos seja mais suave à noite para não "cegar" os utilizadores quando abrem a porta. Todos os novos recursos de software são opcionais e podem ser facilmente descarregados através da app LG ThinQ.

Os visitantes podem experimentar todas as inovações mais recentes da LG, incluindo os novos equipamentos ThinQ UP, no stand da empresa no CES 2023 em Las Vegas, de 5 a 8 de Janeiro.


Portáteis Dynabook com ecrãs mais amigos dos olhos

A Dynabook tem-se dedicado intensivamente à otimização dos seus dispositivos para uso no quotidiano. O Portégé X40L é o primeiro notebook da marca a implementar a tecnologia de ecrãs da Dynabook a suprimir a emissão de luz azul, mantendo a fidelidade das cores. O ecrã IPS Eyesafe-certified aborda automaticamente a filtragem da luz azul sem a necessidade de instalar filmes ou filtros especiais. Os ecrãs Eyesafe-certified estão também previstos para outros dispositivos, incluindo computadores portáteis para os jovens cujos olhos são mais sensíveis à luz azul.

A luz azul é uma parte natural da vida e tem um efeito positivo evidente nos seres humanos. Por exemplo, desperta-nos pela manhã, melhora o nosso humor e uma das principais áreas da psique humana - as funções cognitivas, que nos permitem perceber o mundo, responder adequadamente aos estímulos e gerir várias tarefas. Num ambiente natural, temos apenas o suficiente para nos servir bem. Por outro lado, as pessoas nunca estiveram expostas a tanta luz azul como hoje, porque os ecrãs electrónicos são também uma fonte significativa de luz azul. De acordo com um estudo de 2020, as pessoas passam agora uma média de quase 13 horas em frente dos seus vários equipamentos como computadores, telefones e televisão. Num dia típico, isso significa que estamos apenas 3 a 4 horas sem exposição intensa à luz azul durante o dia. A pandemia e as quarentenas e bloqueios associados contribuíram sem dúvida para esta situação. Tudo isto também implica uma ameaça potencialmente significativa à nossa visão, uma vez que o olho humano não consegue lidar com a luz azul e demasiados danos nos olhos. Em comparação com a radiação UV, que a córnea e a lente do olho podem filtrar com quase 100% de eficácia, até cerca de 65% da luz azul que atinge a retina da criança chega aos olhos. Nas pessoas mais idosas, esta percentagem é menor. A exposição excessiva à luz azul causa, por exemplo, a secagem e consequentemente irritação e dor nos olhos, mas também, por exemplo, perturbações do sono, dores de cabeça ou visão turva. As crianças são as mais vulneráveis, uma vez que os seus olhos em desenvolvimento têm a menor capacidade de filtrar a luz azul, e tendem a manter os dispositivos mais perto dos olhos, aumentando a quantidade de perigo. Como as pessoas que trabalham em escritórios são expostas à luz azul durante o horário de trabalho, os empregadores também têm uma certa responsabilidade a este respeito. Os gestores de TI e RH devem considerar se é uma boa altura para equipar os colaboradores com alguns dos possíveis dispositivos de protecção dos olhos. Para além das considerações de saúde, os efeitos acima mencionados da exposição à luz azul podem causar fadiga e reduzir a eficiência dos colaboradores.

Há várias maneiras de contrariar os efeitos negativos da luz azul. Algumas são mais eficazes, outras menos. Do ponto de vista do utilizador, a forma mais simples e eficaz de filtrar a luz azul é um ecrã que possa reduzir automaticamente a intensidade da luz azul, sem afectar negativamente a reprodução da cor da imagem. Esta é a direção que o Dynabook Portégé X40L está a tomar, equipado com um visor especial certificado IPS Eyesafe-certified. Isto resolve a filtragem automática da luz azul sem que o utilizador tenha de pensar nisso, tornando a visualização mais fácil e agradável para os olhos. No entanto, a grande maioria dos ecrãs vendidos hoje em dia não consegue suprimir a luz azul. Para eles, está disponível um filtro especial. Monitores de secretária, computadores portáteis e telefones podem ser equipados com películas vendidas separadamente que reduzem o encandeamento enquanto limitam a quantidade de luz azul que atravessa. A maioria destes filtros, que podem ser encontrados para um determinado modelo de ecrã diagonal ou telefone, são concebidos para serem aplicados directamente no ecrã uma vez, e para telemóveis estes filtros podem também actuar como um dispositivo de protecção para reduzir o risco de quebra do ecrã se este cair. A luz azul também pode ser eliminada através de software, mas este método traz consigo uma mudança de cor que normalmente não é desejável nem agradável. Do ponto de vista da saúde, é uma boa ideia definir o nível de brilho do ecrã apenas para o nível necessário (não o máximo) e não ver um ecrã a emitir luz azul no escuro. É melhor pelo menos acender uma lâmpada quando se trabalha com o computador ou telefone à noite.

Nunca as pessoas foram expostas à luz azul em tamanha extensão como nos últimos tempos. Melhor do que lidar com consequências irreversíveis é concentrar-se na prevenção.


NEC lança solução de autenticação biométrica multimodal

A NEC Corporation está a iniciar a promoção em larga escala da sua mais recente solução de autenticação biométrica multimodal, a qual assume papel cimeiro na sua marca "Bio-IDiom" de autenticações biométricas.

Esta nova solução é a primeira a combinar os reconhecimentos facial e de íris da NEC, os quais foram distinguidos como os Nº 1 a nível mundial pelo Instituto Nacional de Normas e Tecnologia dos EUA (NIST). A NEC já iniciou as vendas desta solução no Japão e na Primavera de 2023 a mesma será também lançada nos mercados globais. Nos últimos anos, tem havido um risco crescente de ataques motivados por razões económicas, especialmente em relação a empresas e organizações com tecnologias de ponta e informação confidencial. Além disso, à medida que a transformação digital (DX) das empresas acelera, e que são feitas mais ligações digitais entre empresas e clientes, espera-se que o alcance e o impacto dos incidentes de segurança se tornem mais graves. Em resultado disso, é necessário um maior reforço da segurança. A solução agora lançada permite uma autenticação de alta velocidade e de alta precisão com uma taxa de falsas aceitações inferior a uma em cada 10 mil milhões, através apenas do olhar de uma pessoa para um dispositivo de autenticação. Além disso, mesmo em condições em que os indivíduos usem máscaras, óculos e luvas, a solução mantém uma autenticação altamente precisa e sem necessidade de contacto, não comprometendo nem a segurança nem a conveniência. Como resultado, para além da autenticação biométrica, esta solução pode ser utilizada para uma grande variedade de aplicações, incluindo o controlo de acessos rigoroso, bem como pagamentos que requerem a utilização de senhas e outros fatores de autenticação.

A NEC realizou diversas demonstrações destas tecnologias, incluindo um sistema de controlo de acesso para funcionários no Hotel Mariners' Court Tokyo, entre julho e setembro de 2021, e um método de pagamento para visitantes de um evento de basquetebol mundialmente conhecido, que se realizou no Japão em setembro e outubro do corrente ano.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)