2023/01/19

Instagram lança Quiet Mode para silenciar notificações

Perante crescentes críticas do impacto negativo que tem sobre os jovens, o Instagram adiciona o Quiet Mode para facilitar o escape às notificações do serviço.

O Quiet Mode é um modo que permite, de forma fácil, desactivar as notificações e enviar respostas automáticas a quem tentar enviar mensagens, a indicar isso mesmo, que o utilizador em causa não foi notificado. É um modo que já existe em diversos serviços de mensagens, que também indica que o utilizador está em modo "silencioso" e que não foi notificado, com alguns deles a até darem a opção para ignorar esse e modo e alertarem o destinatário, para situações realmente urgentes.

Neste caso o Instagram irá ser mais proactivo e sugerir que se active este modo, no caso do utilizador ser um adolescente e estiver a usar o Instagram a horas tardias por tempo excessivo.
É também possível escolher um horário para activação deste Quiet Mode de forma automática, com os utilizadores a terem direito a um resumo das notificações silenciadas quando regressarem à app.

Embora seja sempre positivo ver os serviços darem mais opções de controlo, resta a dúvida sobre se um utilizador que esteja a utilizar o Instagram durante tempo "excessivo" (que o Instagram não especifica quanto) à noite estará predisposto a activar um modo "quiet". Se fosse esse o caso, provavelmente ficaria melhor servido ao recorrer aos modos "Do Not Disturb" disponibilizados pelo próprio sistema (Android, iOS) para assegurar que não se seria incomodado por notificações não críticas durante o período nocturno.

Mas, uma coisa é certa, é sempre positivo mostrar aos utilizadores aquilo que fazem no smartphone, com os relatórios semanais de utilização do smartphone, que mostram quantas horas por dia se passa nele, a serem bastante úteis para detectar potencias excessos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)