2023/01/02

Qualcomm opta pela TSMC para os Snapdragon 8 Gen 3

A TSMC parece ter conquistado mais um grande cliente para os seus chips de 3nm, assegurando a produção dos Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm.

Além da Apple, também a Qualcomm parece ter ficado convencida pela capacidade da TSMC para produzir os chips da próxima geração em processo de 3nm.

A taxa de sucesso da produção de chips de 3nm é 60-70%, mas a TSMC está a conseguir atingir taxas de sucesso de 75-80%, o que lhe dá uma vantagem significativa face a fabricantes concorrentes. Para referência, a Samsung começou por ter uma taxa de sucesso de apenas 10-20% neste processo de fabrico, tendo depois conseguido melhorá-lo substancialmente através de uma parceria com a empresa Silicon Frontline Technology, mas que ainda não se aproximará dos 80% atingidos pela TSMC.

Uma vez que os clientes pagam a produção por wafer, esta taxa de sucesso traduz-se directamente no custo total por chip que acabará por ser reflectido no preço final dos equipamentos que os utilizem. E uma diferença de 60% para 80% é algo a que poucas empresas poderão resistir.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)