2023/01/09

Samsung mostra ecrã OLED UDR de 2000 nits para smartphones

A Samsung aproveitou o CES 2023 para demonstrar um ecrã OLED para smartphones que consegue superar uma luminosidade de 2000 nits.

Os ecrãs OLED ficam tradicionalmente atrás da luminosidade máxima dos ecrãs LCD, mas isso é algo que tem vindo a ser melhorado ano após ano. Exemplo disso são os mais recentes ecrãs OLED da Samsung.

Depois de ter apresentado as suas TVs QD OLED S95C e S90C que podem atingir 2000 nits de luminosidade de pico, também demonstrou tecnologia idêntica nos ecrãs OLED para smartphones, que - como não podia deixar de ser - foi logo aproveitado pelo departamento de marketing para ser designado por UDR (Ultra Dynamic Range) em vez de meramente HDR (High Dynamic Range). Um lançamento que não é assim tão revolucionário, tendo em conta que os ecrãs OLED que a Samsung produz para os iPhones 14 Pro já conseguiam atingir este nível de luminosidade.

No entanto, este anúncio significa que mais fabricantes poderão aceder a esta tecnologia. Resta apenas esperar que o departamento de marketing não tenha a memória curta, e se lembre de todo o tempo que passou a falar mal dos OLEDs quando tinha que comparar as suas TVs QLED (LCD) com as TVs OLED da LG. Agora não dá muito jeito relembrar isso, não é?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)