2023/02/24

Apple opta por OLEDs Samsung e LG para iPad Pro

Apesar dos rumores que referiam a possibilidade de usar OLEDs chineses da BOE, a Apple terá optado apenas pelos ecrãs da Samsung e LG.

As últimas informações relativas à escolha de fornecedores da Apple indica que a Apple escolheu a Samsung e LG para os ecrãs da próxima geração de iPads Pro, uma geração que dará o salto dos ecrãs LCD para os ecrãs OLED. Originalmente a lista de candidatos também incluia a BOE chinesa, mas essa opção terá sido descartada, não se sabendo se devido a questões estratégicas de ficar menos exposta às tensões crescentes entre EUA e China, se apenas por motivos técnicos de qualidade dos ecrãs - com os especialistas a referirem que a Coreia do Sul leva vantagem de vários anos a nível de fabrico dos painéis OLED face aos fabricantes chineses.

Refira-se que a Apple não deverá apresentar uma nova geração de iPads Pro este ano, adiando os novos modelos para o início de 2024, com os ecrãs a passarem de LCDs para OLEDs e a crescerem ligeiramente, de 11" para 11.1" e de 12.9" para 13.1".

A Apple ainda explorou a utilização dos ecrãs mini-LED no iPad Pro de maior dimensão, com local dimming, mas o sistema acaba por ser mais complexo que a utilização de um ecrã OLED, que também tem a grande vantagem de ser bastante mais fino, permitindo poupar o muito apreciado espaço e volume que se torna imprescindível para lançar os tablets mais finos. Pelo lado negativo, e sendo o ecrã um dos componentes mais dispendiosos de um dispositivo como um tablet, falta ver que impacto esta transição para OLED irá ter no preço dos iPad Pro.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)