2023/02/07

Galaxy S23 vem com Android a ocupar 60 GB

Embora se dê pouco valor aos gigabytes, nos seus mais recentes Galaxy S23 a Samsung conseguiu engordar o Android para uns impressionantes 60 GB.

É verdade que o Android poderá não ser o sistema mais pequeno e eficiente no mercado, mas podemos considerar que algo de errado se passa quando um smartphone vem de origem com 60 GB ocupados, cerca do dobro de uma instalação do Windows 11 (que até pode ser emagrecido para os 8 GB) e quatro vezes mais do que o espaço que vem ocupado num Pixel da Google.

Parte da explicação está no facto da Samsung ter por hábito duplicar tudo o que a Google já disponibiliza para o Android, acabando-se por ter duas app stores, dois browsers, dois teclados, e uma réplica ou mais para todas as apps que a Google disponibiliza. Mas mesmo isso não deveria justificar que o espaço ocupado fosse quatro vezes maior; até duas vezes maior já seria um exagero.
Ainda por cima, a Samsung nem sequer tem a desculpa de parte deste espaço ser reservado para o sistema de actualizações A/B que usa uma partição duplicada para instalar o novo sistema, mantendo o anterior como backup. Uma funcionalidade disponível no Android há muitos anos, mas que a Samsung continua a optar por ignorar, sendo o único grande fabricante a fazê-lo. Nem mesmo quando as versões mais recentes com partições virtuais e compressão de dados permitem que o espaço necessário fosse de apenas um par de gigabytes.

Uma coisa é certa, com o bloatware a chegar a este nível, os fabricante não se poderão queixar de intromissões e exigências legislativas a nível de remover todas as apps não essenciais nos equipamentos.

3 comentários:

  1. Para quê optimizar?!?!
    Cada vez temos mais e mais RAM e Armazenamento nos telemóveis!!
    Estamos no ridículo de termos telemóveis com mais RAM e Armazenamento do que computadores de trabalho diário!
    Isto é só muito estupido!!

    ResponderEliminar
  2. 6 a 8GB de RAM é o mínimo que se pede para os Equipamentos de Uso Doméstico.

    ResponderEliminar
  3. Esses 60 GB não são nada, o meu S22 Ultra usa 64 GB para o SO ...

    ResponderEliminar