2023/02/04

Gravitilab usa drone para criar microgravidade

A Gravitilab efectuou o primeiro teste de microgravidade com sucesso, largando uma carga de um drone a 600 metros de altura.

É difícil, no nosso planeta, escapar à força da gravidade. Para experiências que necessitem de condições de gravidade zero, as opções são bastante reduzidas e, normalmente, também bastante dispendiosas. Poucos têm possibilidade de arranjar lugar para uma viagem até à ISS, e as alternativas são usar os voos parabólicos em aviões especiais, ou as torres de simulação de microgravidade, que largam a carga de uma altura elevada. Mas, a lista de espera para usar essas torres é de vários anos e apenas disponibilizam dois segundos de tempo em microgravidade, motivo que leva a Gravitilab a achar que tem uma solução muito mais atractiva.

A Gravitilab é uma empresa britânica que utiliza um drone modificado para atingir altitudes elevadas, proporcionando entre 5 a 20 segundos de tempo de microgravidade em queda. Além disso, é algo que pode ser feito de forma bastante rápida, em praticamente qualquer lugar, e com custo bastante mais reduzido que as alternativas existentes.


Imagino que também funcionará como bónus, para quem lá trabalha, poder dizer: "o meu trabalho é deixar cair coisas de altitudes elevadas". :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)