2023/02/04

Júpiter supera Saturno no número de luas

Foram descobertas 12 novas luas em Júpiter, que permitem ao gigante do sistema solar tirar o lugar a Saturno nos planetas com mais luas.

Com estas novas luas Júpiter passa a ter um total de 92 luas descobertas até ao momento, superando as 83 luas conhecidas de Saturno, e tornando-se no planeta do sistema solar com mais luas.

Estas luas estavam a ser seguidas há alguns anos, mas foi necessário aguardar que fizessem uma órbita completa para assegurar que estavam de facto numa órbita estável em redor do planeta. Um trabalho que demora o seu tempo, considerando que todas estas novas luas têm órbitas superiores a 340 dias terrestres, e nove delas demoram mais de 550 dias a dar uma volta ao planeta. São também luas de tamanho reduzido; das nove em órbitas mais distantes, apenas cinco terão um diâmetro superior a 8 km.

Ainda assim, passam a ser alvos potenciais para observação em futuras missões que passem por Júpiter, incluindo a missão JUICE da ESA que será lançada já em Abril e a Europa Clipper da NASA que tem lançamento marcado para Outubro de 2024.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)