2023/02/12

Windows 11 envia dados para múltiplas empresas logo após instalação

Como se não bastasse o envio de dados para a Microsoft, o Windows 11 envia dados para várias outras empresas e serviços após uma instalação de raiz.

A Microsoft foi, e continua a ser, criticada por não permitir que os utilizadores desactivem completamente o envio de dados do Windows 11 - algo que a empresa diz que é indispensável por motivos de segurança e para garantir a qualidade de funcionamento do seu sistema operativo. Mas, essa desculpa torna-se um pouco mais difícil de justificar quando esse envio de dados é feito para outras empresas.

Uma análise às comunicações feitas por um Windows 11 após a instalação revela que o sistema operativo não se limita a enviar dados para serviços da Microsoft, mas também envia dados para empresas e serviços como: Steam, McAfee, geo.prod.do, e ScorecardResearch.com da Comscore.

A desculpa da MS continua a ser a mesma, de que estas comunicações são necessárias para efeitos de manter o sistema actualizado, mas não se percebe como é que isso pode de alguma forma incluir alguns dos serviços referidos.


Um bom primeiro passo para reconquistar a confiança dos utilizadores seria dar opções de fácil acesso que permitissem desactivar este envio de dados sem se ter que recorrer a utilitários extra - como o o ThisIsWin11. Até que isso aconteça, ferramentas como esta continuarão a ser indispensáveis para quem quiser ter controlo sobre o que o seu Windows 11 faz ou deixa de fazer.

2 comentários:

  1. No PC onde não tenho poder de escolha, ainda estou no 10.

    Espero poder ficar por aqui por longo tempo, mas a ver vamos...

    ResponderEliminar