2023/03/03

Brave lança resumo AI nas pesquisas

O Brave passa a contar com uma funcionalidade "Summarizer" que faz resumo dos resultados de várias páginas para responder às pesquisas.

A MS pode estar a acelerar a adopção das funcionalidades AI no Edge, mas o Brave não se deixa ficar para trás.

A funcionalidade Summarizer utiliza modelos LLMs criados especificamente para esta função, em vez de recorrer ao omnipresente GPT da OpenAI. O resultado é um resumo com base em múltiplos sites, que tenta assegurar resultados fiáveis para as pesquisas dos utilizadores. Mas, por agora, esta tecnologia ainda está limitada a um grupo restrito de pesquisas, afectando apenas 17% das mesmas - valor que o Brave irá expandir progressivamente ao longo dos próximos meses.

Adicionalmente, os resultados irão destacar as partes relevantes a negrito para para direccionar os utilizadores para a informação que procuram; anteriormente eram destacadas as palavras pesquisadas.
O sistema utiliza três modelos AI: o primeiro obtém respostas de diferentes sites; o segundo tenta remover spam e conteúdos indesejados; e o terceiro é responsável por combinar o resultado em frases concisas.

Ainda assim, e apesar de se ter esforçado por fazer com que os resumos sejam fiáveis, continua a ser necessária a habitual dose de cautela de que estes sistemas AI também podem apresentar resultados completamente errados.

Quem não se quiser sujeitar ao Summarizer, poderá desactivá-lo nas definições do Brave.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)