2023/03/07

Samsung nega rumores de CPU proprietário

No surgimento de novos rumores, a Samsung veio negar estar a preparar chips não ARM.

Os planos da Samsung quanto aos seus chips continua a estar envolto em bastante mistério. Depois de ter reconhecido que os seus chips topo de gama não estarem à altura dos chips da Qualcomm, a marca sul-coreana optou por lançar os seus recentes topo de gama com chips Snapdragon a nível global, em vez de penalizar certas regiões com os seus chips Exynos. No entanto, a Samsung continua a trabalhar nos chips Exynos e numa nova série de chips que planeará lançar nos próximos anos, e isso foi acompanhado por um novo rumor que indicava que iria usar cores modificados, afastando-se dos chips ARM.

O actual panorama dos SoC (System on Chip) faz com que a criação de um chip, actualmente, se assemelhe à criação de um modelo LEGO, escolhendo-se os blocos que se deseja para o CPU, GPU, NPU, RAM, etc. No caso das grandes empresas, com capacidade técnica e financeira para tal, há ainda a possibilidade de pegarem nos designs da ARM e fazerem alterações mais profundas, como a Apple faz nos chips que utiliza nos iPhones e nos Macs. Mas, agora surgiu um rumor que dizia que a Samsung estaria a preparar os seus próprios CPUs criados de raiz, sem utilizar a arquitectura ARM, algo que a empresa já veio desmentir.

Embora existam arquitecturas concorrentes e alternativas - o RISC-V tem ganho algum interesse, sendo uma arquitectura open-source que dispensaria o pagamento de licenças à ARM - existem ainda bastantes entraves à sua adopção que, numa fase inicial, penalizariam a Samsung. Mas, como se costuma dizer, onde há fumo há fogo, e este pode ser um sinal de que pelo menos há alguma exploração nesta área, para tentar reduzir o domínio que a ARM tem tido no sector mobile ao longo da última década.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)