2023/03/23

SSD Crucial T700 PCIe 5.0 chegará aos 12 GB/s

A Crucial está a preparar um SSD capaz de tirar partido da velocidade acrescida do PCIe 5.0, prometendo transferências de 12.4 GB/s.

Não é por um produto anunciar que utiliza um interface rápido que garante automaticamente que é mais rápido - basta olhar para todos os produtos que anunciam ser USB 3 e depois têm velocidades que se mantêm ao nível do USB 2.0 - e o mesmo acontece com os SSDs. No entanto, desta vez estamos perante a excepção à regra.

O Crucial T700 será uma nova gama de SSDs da Crucial, equipado com o controlador Phison PS5026-E26 PCIe 5.0, e que anuncia velocidades de leitura de 12.4 GB/s e escrita a 11.8 GB/s. Desempenho que efectivamente duplica as prestações dos SSDs PCIe 4.0 - e, para referência, é 22 vezes(!) mais rápido que um SSD SATA.

Há que aguardar pelo seu lançamento comercial para se poder comprovar que as promessas são tornadas realidade, mas ainda fica margem de manobra para poder surgir um SSD PCIe 5.0 ainda mais rápido, já que este controlador da Phison suporta velocidades de até 14 GB/s em leitura. A suspeita é que por agora a Crucial (que pertence à Micron) esteja a usar memórias flash Micron de 2000 MT/s e não as memórias de 2400 MT/s, que permitiriam atingir o desempenho máximo do controlador, mas que serão bastante mais dispendiosas. É algo que pode ficar reservado para um modelo "Pro" a lançar mais tarde.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)