2023/03/31

Windows 11 testa publicidade no Start Menu

A Microsoft volta a tentar adicionar publicidade ao Windows, através de "notificações" no Start Menu.

Quem fizer a actualização Windows 11 KB5023778 (por enquanto em modo preview), vai descobrir algumas novidades, mas onde a mais marcante será o novo sistema de "notificações" para contas Microsoft, que poderá ser interpretada como publicidade, com as quais a MS tentará incentivar os utilizadores a utilizarem serviços MS adicionais, como o OneDrive, Office 365, etc.

Não é a primeira vez que a MS tenta usar o Windows como terreno para publicidade - no passado já chegou a tentar apresentar publicidade até no File Explorer no Windows 10 em 2017, e voltando a fazê-lo no Windows 11 em 2022 - e seguramente não será a última.
Este tipo de coisa até poderia ser aceitável no caso do Windows ser gratuito, mas há que relembrar que estamos a falar de um sistema operativo que é pago. No mínimo, o que se pode exigir é que este tipo de coisas disponibilize uma opção que permita aos utilizadores desactivar este tipo de "sugestões" - mas tendo em conta que estamos a falar de um sistema operativo que nem sequer dá aos utilizadores a possibilidade de não enviarem dados de telemetria para a MS, a não ser que se utilizem utilitários não oficiais, não é o tipo de coisa que se possa esperar que seja disponibilizado.

A partir do próximo mês também haverá alteração no calendário de actualizações, com as actualizações opcionais a serem disponibilizadas apenas na quarta semana do mês em vez de na terceira e quarta semanas como acontecia até agora. Também só o Windows 11 e Windows 10 22H2 terão direito a actualizações preview opcionais, com os Windows anteriores (ainda suportados) a só terem direito às actualizações finais "obrigatórias".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)