2023/04/03

Tor Project lança Mullvad browser

O Tor Project lançou um novo browser, que desta vez não usa a rede onion mas sim uma VPN tradicional.

O Tor Project é conhecido pela sua rede Tor / onion descentralizada, que faz com que as ligações saltitem de forma encriptada entre diversos computadores da rede, de modo a impedir que um site ou serviço possa saber a localização do utilizador que lhe está a aceder. Mas desta vez a proposta é de um browser mais tradicional, para os casos em que não seja necessário chegar ao ponto de ter que recorrer à rede Tor.

O Mullvad browser continua a focar-se na privacidade e na redução do tracking, adoptando uma série de medidas anti-tracking, e destinando-se a ser usado em conjunto com uma VPN - sendo sugerida a utilização do serviço de VPN com o mesmo nome (Mullvad VPN, que custa €5 por mês), mas podendo utilizar-se qualquer outro serviço de VPN que o utilizador já tenha, ou prefira utilizar.

Na prática, o Mullvad browser é apenas uma versão do Firefox que vem configurada de origem para a redução do tracking, com opções que poderiam ser replicadas no Firefox mas que obrigariam a saber o que se estava a fazer. O mesmo tipo de coisa que se pode ter em browsers como o Brave e outros que se focam na privacidade. Seria mais interessante se o browser viesse de origem com uma opção de VPN pronta a usar, simplificando o processo de ter que instalar e usar uma VPN à parte, mas ainda assim passa a integrar a lista de opções à escolha dos utilizadores que procurem browsers mais "privados".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)