2023/05/03

Chrome troca icon "seguro" do HTTPS

A Google não quer que os utilizadores associem o tradicional icon do cadeado a um sítio seguro, e vai trocar o icon dos sites HTTPS no Chrome.

Durante muitos anos, a indicação de um site HTTPS era indicada com o icon de um cadeado, significando que se estava a utilizar um canal seguro. Mas, a Google quer reajustar essa percepção.

Com o incentivo que houve para que todos os sites passassem a utilizar HTTPS - tecnologia que dificulta coisas como a injecção de conteúdo malicioso em páginas, ou a alteração de conteúdos - dá-se o caso de até sites maliciosos agora utilizarem HTTPS. E por isso, a Google vai fazer com que o símbolo do cadeado no Chrome passe a ser um símbolo que indica os parâmetros da ligação.
Segundo a Google, isto não só faz desaparecer a ideia do "cadeado" como site seguro, como também incentiva os utilizadores a clicarem no icon para obterem mais informações. Funcionalmente, nada muda, pois os utilizadores também podem clicar no icon do cadeado actualmente e terem acesso à mesma informação sobre o site - e que nesse painel continua a apresentar o cadeado como indicador de ligação segura. Mas, de uma forma visual, o desaparecimento do cadeado na barra de endereços poderá ser apenas indicador de como o cadeado agora deixa de ser necessário.
Actualmente, mais de 99% das páginas abertas no Chrome utilizam HTTPS, face aos menos de 50% que se tinha em 2016, tornando esse indicador praticamente irrelevante.


Quem quiser experimentar o novo icon, terá que instalar o Chrome Canary e de seguida:
  1. Ir a chrome://flags
  2. Pesquisar por "chrome-refresh-2023"
  3. Mudar a opção para "Enabled"
  4. Reiniciar o Chrome
Quanto a todos os outros, será questão de esperar mais alguns meses. Isto, assumindo que a Google não muda de ideias e decida não avançar com esta alteração.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)