2023/05/03

Gmail ganha vistos azuis nos emails verificados

Para facilitar a confirmação de que um endereço de email é legítimo, o Gmail passará a apresentar um visto azul nos emails.

Talvez aproveitando toda a polémica em torno dos vistos azuis do Twitter, ou sendo apenas mera coincidência, a Google anunciou que também o Gmail passará a contar com vistos azuis nos endereços de email verificados.

Neste caso não se tem que pagar uma mensalidade para ter acesso ao visto azul, mas apenas serve para indicar que o email foi efectivamente enviado pelo endereço de email pertencente ao domínio que indica - sendo inicialmente atraibuído às empresas que já adoptaram o sistema BIMI (Brand Indicators for Message Identification) que apresenta o logo como avatar nos emails.
Refira-se que, durante muito tempo, era - e ainda é, nalguns casos! - perfeitamente possível enviar-se um email onde o remetente podia aparecer com indicação de qualquer endereço à nossa escolha. Embora actualmente as pessoas estejam mais educadas para estarem atentas contra este tipo de prática, ainda é algo que é muitas vezes aproveitado em campanhas de phishing.

Veremos quanto tempo irá demorar até vermos contas Google a adicionarem um visto azul falso ao nome, para tentarem enganar os potenciais destinatários... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)