No passado já tivemos serviços de captchas (os sistemas que tentam assegurar que um utilizador é humano pedindo-lhe para executar tarefas como identificar imagens) que utilizavam o processo para treinar sistemas de conversão de imagem para texto, ou para identificar números em imagens do Street View. Agora, temos o hCaptcha que faz o mesmo para o processo de treino de sistemas de Inteligência Artificial.
Parte do processo de treino dos sistemas AI consiste na utilização de milhões de elementos que têm que estar devidamente anotados e catalogados. Um processo bastante laborioso, e que o hCaptcha está a atirar para os utilizadores na internet. O problema é que, nesse processo, também acaba por colocar os utilizadores perante problemas insuperáveis: como pedindo-lhes para identificar objectos inventados, ou apresentando-lhes desafios que baralham até um cérebro humano.
This @hCaptcha being used by @discord is pretty bad.
— Shaun Kruger (@shaunkruger) May 22, 2023
I keep failing because I'm not sure if I'm supposed to select the images that look like they come from the uncanny valley or not.
I've failed 8 times now and I'm starting to wonder if I'm even human... pic.twitter.com/Ip59UHXdlb
Não deixaria de ser bastante caricato se, para superar estes captchas, acabasse por ser necessário recorrer a um sistema de AI para nos ajudar a demonstrar que somos humanos.
Com efeito, pedir para identificar objetos imaginários não ajuda nada.
ResponderEliminar