2023/05/27

Maioria das pessoas já ouviu falar do ChatGPT mas poucos o experimentaram

Segundo um inquérito feito a pessoas nos EUA, quase 60% das pessoas ouviram falar do ChatGPT, mas apenas 14% o experimentaram.

Os dados da Pew Research revelam que 58% dos norte-americanos inquiridos já ouviram falar do ChatGPT, com 18% a terem ouvido falar muito dele. Algo que pode ajudar a explicar porque motivo apenas 14% admitem terem experimentado o mediático assistente AI que tem dominado as notícias nos últimos meses.

Dos que o experimentaram, a maioria também considerou que foi útil, com apenas 27% a dizerem que não foi muito útil ou nada útil. E embora a maioria admita usar o ChatGPT apenas como diversão e entretenimento, 12% diz já lhe estar a dar uso para agilizar tarefas de trabalho.
O que é certo é que estas ferramentas e assistentes AI estão para ficar, e é previsível que as suas capacidades se venham a expandir imensamente ao longo dos próximos anos. E tal como no passado se falava que as máquinas de calcular iam estragar o raciocínio dos alunos, e posteriormente as máquinas programáveis, também agora há quem alerte para os perigos destes produtos e o impacto que terão no sistema de ensino. Mas, como nas demais ferramentas criadas até agora, será sempre uma questão de as utilizar da melhor forma, como auxiliar de ensino / trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)