2023/05/27

Microsoft Defender ganha modo performance para Dev Drive

Os developers terão que passar menos tempo à espera que o seu computador Windows analise os ficheiros dos seus projectos.

A Microsoft apresentou recentemente uma série de melhorias para os developers no Windows. Entre elas está um novo tipo de volume em disco, o Dev Drive, que utiliza ReFS (Resilient File System), muito mais adequado para lidar com pastas com milhares de pequenos ficheiros, e que promete acelerar a compilação de projectos em até 30%. E além disso, também o Microsoft Defender sofre melhorias.

O novo performance mode do Microsoft Defender está optimizado para trabalhar com este tipo de cenário, de desenvolvimento de software com projectos com centenas ou milhares de ficheiros, e que trata estes novos volumes Dev Drive como sendo implicitamente mais seguros e reduzindo a frequência de análise. Desta forma evita-se uma das soluções actuais mais frequentes, que passa pela simples exclusão das pastas de projectos do processo de análise do Defender.
De notar que, embora os Dev Drives criados pelos utilizadores nas suas máquinas sejam automaticamente marcados como "trusted", no caso de se transferirem Dev Drives de outros dispositivos eles ficarão marcados como "untrusted" e sujeitos ao processo normal de verificação do Defender. Será necessário recorrer à linha de comando e ao comando FSUTIL para marcar esses volumes como "trusted" - algo que no futuro se espera que possa ser feito de forma mais acessível a partir do interface gráfico do sistema.

1 comentário: