2023/05/18

Samsung prepara baterias de estado sólido para smartphones

A Samsung está a preparar baterias de estado sólido, não só para automóveis como também para smartphones e tablets.

Há anos que as empresas estão a tentar tornar realidade a próxima etapa das baterias, passando de electrólitos líquidos para electrólitos sólidos, o que permitirá criar baterias mais resistentes, com maior autonomia, e maior densidade energética.

A Samsung Electro-Mechanics parece estar bem encaminhada para dar este passo, tirando proveito da sua experiência no fabrico de condensadores cerâmicos multi-camada para produzir este tipo de baterias, já que os processos de produção das baterias de estado sólido são bastante semelhantes. Uma das partes curiosas é que, enquanto outras empresas se têm focado nas baterias de estado sólido para aplicação nos automóveis eléctricos, a Samsung parece estar a dar prioridade à sua utilização nos equipamentos electrónicos de consumo, como smartphones, tablets, portáteis, etc. - sem que isso impeça que também possam ser aplicadas nos veículos eléctricos.

Tendo a Samsung passado pelo embaraço das baterias explosivas que levaram ao cancelamento dos Galaxy Note 7, não será de admirar que tenha grande interesse em avançar para uma tecnologia de baterias melhor e menos propensa a este tipo de incidentes.

Infelizmente, e como é habitual neste tipo de notícias, não é dada qualquer data concreta para o início da fase de produção comercial destas baterias de estado sólido, estando por agora tudo ainda na fase da investigação e desenvolvimento.

2 comentários:

  1. As baterias atuais já são sólidas, não tem líquidos nem peças móveis. https://youtu.be/epm5LoILTnU?t=135 https://youtu.be/MlOhad1BoMY?t=149

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou a ver qual a marca e modelo dessa pouch que realmente não aparenta ter líquido ou gel. Mas pode ter, ao invés, gás e não ser totalmente sólido...

      Eliminar