2023/06/30

Empresas europeias consideram legislação AI demasiado restritiva

Não foi preciso esperar muito para que centenas de empresas europeias começassem a criticar os planos de legislação para tecnologias de Inteligência Artificial na Europa.

Mis de 150 empresas assinaram uma carta aberta que apela à União Europeia para repensar e reajustar as suas inteções de legislar sobre tecnologias AI. Em causa está o receio de que as exigências burocráticas e restrições aplicadas irão penalizar fortemente as empresas europeias, deixando-as em desvantagem face às empresas no resto do mundo.

É um cenário que já tínhamos referido, e que até tinha sido implicitamente insinuado pela OpenAI (criadora do ChatGPT) quando referiu que, "se não fosse possível cumprir com as exigências europeias, então poderia simplesmente deixar de disponibilizar os seus serviços na Europa" - coisa que rapidamente moderou de seguida, dizendo que "não havia planos para abandonar a Europa".

Não será fácil encontrar um ponto de equilíbrio, mas penso que o melhor será legislar o mínimo possível apenas com objectivo de reduzir e penalizar casos manifestamente abusivos, mas sem que isso se torne num travão que penalize empresas europeias numa área de importância crítica para as próximas décadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)