2023/07/19

Desmantelada rede de desinformação russa com 150 mil cartões SIM

Demonstrando a escala que a guerra digital vai assumindo hoje em dia, foi desmantelada uma rede de desinformação russa que detinha mais de 150 mil cartões SIM.

Esta rede era usada para disseminar desinformação a justificar a invasão da Ucrânia pela Rússia, assim como divulgar informação pessoal, conteúdos ilegais, e campanhas fraudulentas. Com 150 mil cartões SIM à disposição, a rede podia assumir a identidade de 150 mil "utilizadores validados" em múltiplas plataformas, juntando-se a outras redes que foram apanhadas e desmanteladas no passado (em Agosto de 2022 foi apanhada uma que geria um "exército" de mais de 1 milhão de contas falsas nas redes sociais).


É triste ver a dimensão que este tipo de operações tem, mas acaba por ser algo inevitável e que é extremamente atractivo para os países ou entidades envolvidas. Controlar a informação é um dos elementos críticos em qualquer conflito, e influenciar a opinião pública pode ter um efeito dramático no desfecho destas actividades.

No mínimo servirá para relembrar a necessidade de se ter uma postura bastante crítica quanto ao que se vê e lê na internet, e que não deverá ser apenas porque algo está a ser repetido por milhares de "pessoas" ou por ter milhares de likes, que automaticamente deverá ser validado como sendo verdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)