2023/07/07

SSD Fanxiang S880 2TB de 7.3 GB/s a €93

Quem quiser dar o salto para os SSDs PCIe 4.0 capazes de superar os 7 GB/s pode optar por este Fanxiang S880, que acelerará consideravelmente qualquer computador.

Nos últimos anos os discos / SSDs têm sido um dos factores mais limitativos do desempenho dos computadores, e é por isso que esta tem sido uma das áreas em que mais importa apostar. No caso de terem um computador com suporte para PCIe 4.0, nada como escolher um SSD capaz de tirar o máximo partido disso, como este Fanxiang S880, com velocidades de até 7.3 GB/s em leitura e 6.8 GB/s em escrita.
O Fanxiang S880 de 2TB está disponível por 93.31 euros na Amazon Espanha.

Curiosamente, esta marca até já tem disponível um SSD PCIe 5.0, o modelo S900, que é capaz de atingir 10 GB/s. Infelizmente, por agora, é algo que ainda vem acompanhado de um preço bastante elevado. Mas sem dúvida que daqui por um par de anos já deverão ter preços mais aproximados dos actuais SSDs PCIe 4.0.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

6 comentários:

  1. E esta marca é fiável ?!
    Isto é o quê?! Chinês?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive há uns anos um SSD (SATA), de uma marca chinesa. Durou poucos meses. Quando chegou a parte da garantia não estava lá ninguém. Felizmente só tinha lá coisas que podiam ser dispensadas. Daí para cá não voltei a comprar discos destas marcas chinesas.

      Eliminar
    2. Pela minha experiência, qualquer SSD pode avariar, já me passaram pelas mãos Kingston, HP, Samsung, AData avariados. Mas a probabilidade desses SSD de marca branca avariarem é muito superior. Felizmente na maioria das vezes são problemas que não impedem de se retirar os dados, mas é chato. Uns fazem BSOD, outros ficam super lentos ou com zonas danificadas, outros bloqueam do nada, e há outros que aleatoriamente são ou não detetados. Claro que há também aqueles que simplesmente morrem. Muitas vezes esses SSD de marca branca usam um firmware genérico fornecido pelo fabricante do controlador, que está cheio de bugs e não gere bem, acabando por causar problemas. As marcas com renome costumam trabalhar no firmware e inclusive lançar atualizações.

      Eliminar
    3. Eu tenho vários, alguns deles já com mais de 2 anos de uso diário, em diversos cenários (em caixas externas, em portáteis, etc). E até agora não tive ainda chatices.
      A marca que até hoje me deu mais problemas foi a Kingston, que apanhei vários lotes em que iam todos à vida passados alguns meses de uso.

      Eliminar
  2. O problema não é o controlador (isso acaba por ser muito comum mesmo com marcas de renome). O grande problema é usarem nands de fraca qualidade, que por vezes não passam nos testes de qualidade e acabam vendidos ao desbarato a quem só quer lucrar e aí sim corre mal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maioria desses SSD de marca branca usa NAND Kioxia com controladores Phison. Existem inclusive plataformas OEM para quem quiser fazer SSDs personalizados. Eu por exemplo, com dinheiro e capacidade de comprar grandes quantidades, posso facilmente pedir SSDs com a minha marca privada, e até vem a marca no firmware. Salvo erro a partir de 2 mil unidades é possível já ter a própria marca.

      Eliminar